Design

Designação do Projeto: Reforço e Inovação Organizacional e de Marketing

Nº Projeto: 19985

Código do Projeto: NORTE-02-0853-FEDER-019985 / NORTE-06-3560-FSE-019985

Objetivo principal: Reforçar a competitividade das PME

Região de intervenção: NORTE

Entidade beneficiária: ADIFAFE – ACESSÓRIOS TEXTEIS, LDA

 

Data Aprovação: 02-02-2017

Data início: 06-05-2016

Data conclusão: 05-05-2018

Custo total elegível: 59.374,40 €

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 24.975,00 € FSE – 2.712,08 €

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

Os objetivos da empresa passam por:

1- Inovar radicalmente diversas fases do processo produtivo (candidatura SI Inovação), a saber:

– Setor prod. linha: aumento da capacidade produtiva em 5 vezes; redução para uma única fase produtiva; automatização total.

– Setor prod. de passamanarias: acréscimo de uma fase do processo produtivo, com a inovação de um processo de acabamento contínuo e contração do elástico que garantirá que o mesmo nunca alargará ou contrairá. Elevação em 100% a qualidade; cumprimento das mais rigorosas exigências internacionais ao nível dos elásticos; inovação e obtenção de vantagens comparativas face à concorrência.

– Setor armazenagem / expedição: automatização em 100% do embalamento quer de fitas, cordões e elásticos; aumento da capacidade de armazenamento e de espaço para transporte em cerca de 50%; crescimento em 100% da rapidez.

– Criar duas novas unidades de negócio / produção:

– Unidade de produção de cordões torcidos / entrançados: criação da unidade de cordão torcido a 3 cabos, que será a primeira a nível nacional; automatização total; melhoria de indicador margem bruta geral em 5%; diversificação do segmento de mercado alvo sendo capaz de vender também para setor do calçado incluindo-se aqui a aquisição de máquina produção ponteiras, para cordões, em plástico, metal e por aquecimento.

– Unidade de produção de fechos metálicos: criação de nova unidade produtiva para produção de fechos metálicos (atualmente só produz fechos de plástico e invisível); linha totalmente automatizada; potenciará o incremento das exportações; tornar-se-á na única empresa a nível nacional com capacidade de produzir e aplicar a fita, o fecho e o cursor

2- Promover a Inovação Organizacional e de Marketing (candidatura SI Qualificação):

– Elevar a competitividade e qualificação organizacional via implementação e certificação de sistema de gestão de qualidade ISO 9001. Pretende-se que 100% dos procedimentos internos sejam realizados nos critérios de excelência com base no normativo aplicável;

– Reforço das TIC na organização e gestão (100% dos processos organizacionais serem baseados no uso das TIC)

– Apostar em novos modelos e técnicas de marketing nomeadamente ao nível do marketing digital como meio de promoção e notoriedade, refletindo-se no acréscimo das encomendas em 30%

– Incrementar a presença na economia digital via site ecommerce, sendo expectável que pelo menos 35% dos novos contactos comerciais decorram deste meio

– Registo internacional de marca própria e aposta no packaging

– Incrementar o desenvolvimento de coleções próprias em que 80% dos produtos comercializados sejam decorrentes destas atividades e sob marca própria

3 – Objetivos económicos:

– Aumento da capacidade produtiva em 4 a 5 vezes mais refletindo-se num acréscimo do volume de negócios (VN) total em mais de 300%

– Crescimento das exportações em mais de 2700% passando a representar 66% do VN total

– Reforçar o quadro de pessoal, crescendo mais de 70% face ao pré projeto